sábado, 20 de outubro de 2012

REFORMA PROTESTANTE, MARTINHO LUTERO

      Conforme já vimos, falar de Reforma Protestante não é tão simples assim. Já narramos a questão de Isabel, no século XV, falamos um pouco do Renascimento,e também abordamos as vozes discordantes antes de Lutero. Falaremos agora sobre o reformador mais famoso da história da igreja.
          Martinho Lutero nasceu na Alemanha, em 1483, na cidade de  Eisleben. Filho de camponeses. Seu pai chegou a trabalhar nas minas. Lutero cresceu em meio a angústias. Sua criação não foi tão fácil assim. Foi criado de modo muito severo, e, na escola ele era alvo de críticas dos professores, que o educavam de modo bastante rígido. Isto sem dúvida deixou marcas em sua alma. Para Lutero, Deus era um juiz extremamente severo. Aos 22 anos, ele torna-se um monge agostiniano, decepcionando seu pai que pretendia que ele fosse advogado. De alma aflita, esperava que os meios de graça que a igreja oferecia concedesse- lhe alívio.  Confessava pecados várias vezes durante o dia, praticava a auto-flagelação. Deus parecia que não estava ouvindo-o, na verdade, a imagem que ele possuía de Deus era de um carrasco terrível, sem compaixão. Era uma projeção da sua mente, e fruto de sua criação severa.
         A partir do ano de 1513 passou a dar aulas sobre a Bíblia, especificamente os Salmos, em 1515 ele começa a árdua tarefa de ensinar a carta aos Romanos, e em meio a leituras entende a mensagem central deste livro, que se encontra no capítulo primeiro e os versos 16 e 17, especificamente. Chegou a dizer que sua alma ficou arrebatada de alegria e sentiu que estava próximo ao paraíso.
           Continuarei no próximo artigo a jornada de Lutero, 
            Para pensar, Prof. José Costa.
          
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...