quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O RENASCIMENTO CIENTÍFICO, NO CONTEXTO DA REFORMA PROTESTANTE

      Este movimento ocorreu a partir do século XIV, tendo sua continuidade nos anos a seguir. O título Renascimento Científico não é adequado, pois, ele pressupõe que nos anos imediatamente anteriores ao movimento foram de trevas. O que não é verdade. O termo surgiu no século XVI, com um crítico de arte conhecido como Giorgio Vasari, especificamente no ano de 1550. Ora, ele dizia que o tempo no qual estava vivendo era uma época de ressurreição, de renovo, de despertamento. Vale dizer que se encontra implícito nestas palavras a ideia errada, de que, na idade Média tudo era trevas. O que não corresponde a realidade. Com efeito, na Idade Média, houve muita luz, haja vista o desenvolvimento da matemática com os árabes, da Química, da Filosofia, das artes, principalmente a arte gótica. Os mosteiros eram centros de estudos teológicos e linguísticos. Apesar do obscurantismo da igreja, houve vozes discordantes, e na própria igreja surgiram excelentes teólogos e filósofos. Nesta época surge o papel, a pólvora, e tantos outros conhecimentos, tanto na parte ocidental bem como na parte oriental do Império. Isto porque não citamos a Ásia, a África, tão esquecida durante a História e que legou a humanidade artes e conhecimento.
         Com o Renascimento Científico renasceram a possibilidade do espírito crítico que foi um dos fundamentos da Reforma Protestante. Falaremos disso posteriormente.
            Para Pensar, prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...