sábado, 6 de outubro de 2012

O PAPADO DE LEÃO, O GRANDE.

      Ele é considerado um dos maiores papas da cristandade. Foi bispo ( Papa ) de Roma, no século quinto da era cristã. Ora, já vimos em dois artigos anteriores, como o título de Papa tornou-se tão forte no Ocidente. Vale lembrar que na Igreja do Oriente este título não é reconhecido como tal. Veremos isto detalhadamente posteriormente, quando falaremos sobre o CISMA DO ORIENTE, em 1054.
      O Papa Leão, O grande, é conhecido como aquele que começou a fundamentar sua posição pela Escritura. Explico. Ele foi o primeiro a tentar provar que seu título não era uma simples designação, ao contrário, ele seria a continuação apostólica do cargo de Pedro. Vale lembrar que não existe prova histórica que venha fundamentar o fato de Pedro passar a sua autoridade ao seu sucessor. É tudo ilação. E, conforme já vimos, o título, em Roma, foi se fortalecendo devido a condições históricas. ( leiam os artigos anteriores sobre a origem do papado).
      Leão também é conhecido como aquele que, diplomaticamente, impediu que Átila, o rei dos Hunos, invadisse Roma, em 452 d.c. Nisto ele foi amplamente louvado. Era um estadista. Leão também foi muito generoso com os pobres da sua época. Ele é considerado como o primeiro Papa, no sentido corrente do termo. Embora não fosse reconhecido no sentido de infalibilidade. Este pensamento vai surgir séculos depois. De fato, foi uma grande personagem histórica.
      Para pensar,
      prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...