segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O PAPADO DE GREGÓRIO, O GRANDE.

         Ele é considerado como um dos maiores papas de todos os tempos. Foi eleito no ano de 590 d.c. Conforme já vimos, no século quinto, Leão, o Grande, foi considerado o primeiro papa, no uso atual do termo, embora não com tamanha proeminência dos dias atuais. Gregório teve a importância, no século sexto, que Leão teve no século quinto.
          Gregório foi um papa generoso com os pobres, várias vezes acudiu aos necessitados em várias partes da cidade. Ele dedicou-se com afinco as causas sociais e espirituais. Foi também um escritor. Embora suas suas obras não possuam originalidade. Bebeu de Agostinho. Com Gregório, a doutrina do purgatório passa a assumir sua forma original. Conforme sabemos, ela não possui base escriturística, porém, Gregório passa a afirmar aquilo que Agostinho teorizou, ora, o bispo de Hipona era um filósofo, ele falou teoricamente sobre a possibilidade de um lugar onde as almas ficariam antes de ir pra o gozo celeste. Pura hipótese. Isto nos escritos de Agostinho. Gregório passa a afirmar aquilo que era hipotético. Escreveu livros e cartas papais. Também insistiu no celibato, algo que não era obrigado na época. ( veja meu artigo chamado celibato). Conforme sabemos esta doutrina foi um golpe de caráter econômico imposto pela igreja. A herança dos padres ficava com a igreja, não possuindo eles filhos; e se por acaso os tivessem, seriam ilegítimos, logo não herdeiros. Gregório também se fortaleceu no poder temporal devido a falta de uma autoridade na época. várias vezes negociou com invasores. Era um estadista.
             Para pensar.
             Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...