sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O CISMA DO ORIENTE

      O que foi este cisma? Em que ano ocorreu? por quê? é o que vamos abordar de modo sucinto nas linhas a seguir.
      Conforme já foi dito anteriormente, o Império Romano caiu nas mãos dos bárbaros, assim chamados pelos romanos, em 476 d. c. no entanto, a parte que caiu foi a parte ocidental. No Oriente, o Império ainda vigorou por mais mil anos, aproximadamente. Em 395, com a morte do  Imperador Teodósio o Império foi dividido   em duas partes, a capital do Oriente passou a ser Constantinopla e a capital do Ocidente, Milão. Houve bastante diferença na formação destes dois Impérios, a saber: enquanto o Ocidente falava-se o latim, língua romana, o Oriente foi profundamente influenciado pela cultura grega, logo, a língua utilizada era o grego. No Ocidente houve uma profunda retração do comércio, ao passo que no Oriente ele intensificou-se. A parte Ocidental viu nascer, cada vez mais, o poder papal, conformem já foi dito, a Oriental estrava sob a sombra do Patriarca de Constantinopla.
  O Cisma ocorreu basicamente por questões de natureza econômica e religiosa. Em 1054, quando o Patriarca Miguel Cerulário, de Constantinopla, e o Papa Leão IX, entraram em conflito por dioceses da parte sul da Itália, que dava vultosos lucros, sem acordo, houve rompimento. Além disso, cada qual queria ser o representante da igreja. Soma-se a isso diferenças linguísticas, culturais, etc. e a sede de poder de ambos evidentemente.
      É para pensar, 
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...