quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ADÃO E EVA

      Eles são, sem dúvida, o casal mais famoso da História. Não existe outro mais falado e mais lembrado. Nem mesmo Fred e Vilma, rss. A História bíblica nos diz que o pecado entrou no mundo por meio deste casal. O objetivo aqui é expor as lições de natureza psicológica acerca deste assunto.
       Adão é homem, é barro, é macho, é domínio, é trabalho, é terra. Ele é o cabeça de toda humanidade. É o primeiro de muitos. ...admitir que a humanidade descenda de diversos casais é o mesmo que admitir que, em dado momento, a natureza teve uma profusão sem sentido ( Soren Kierkegaard, o conceito de angústia, pag.55,56)
           O nome Adão significa terra vermelha. Ele simboliza, assim, o ser humano que veio do pó e ao pó voltará, simboliza a finitude, simboliza o caráter instintual humano de ir a luta, simboliza a caça, o avanço, o sair de casa. Adão é homem, é alguém que precisa de complemento emocional, a costela. É vazio que, procura preenchimento. Eva, mãe, vida, este é o significado do seu nome. Representa a maternidade, a afeição, o carinho, o afeto a capacidade de relacionamentos afetivos focados em um único "objeto". Eva é família, é cuidado, é capacidade de relacionamento- afetividade. Eva é amor.É fixação relacional. É fidelidade. Eva também é capacidade de sofisticação de sentimentos para o mal, ou seja, se não se controlar, consegue transformar o sentimento afetivo em vingança. Adão e Eva, protótipos de um casal que pode dá certo, em meio as ranhuras da existência criadas pela capacidade humana de fazer Deus sofrer.
           É para pensar. Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...