sábado, 27 de outubro de 2012

A TEOLOGIA DE LUTERO: A COGNOSCIBILIDADE DIVINA

     O conhecimento de Deus. Este é um dos temas da teologia luterana ( de Lutero). Será que é possível ter algum conhecimento divino?
         Ele faz distinção entre o Deus oculto e o Deus revelado. Deus é essencialmente inatingível em sua bondade, sabedoria, etc. Ele é infinitamente insondável. É o Deus oculto. Mora na eternidade. É incognoscível. O Deus revelado é o Deus que se pode conhecer. Na criação temos algum conhecimento Dele, ainda que limitado. Muito embora, Lutero muitas vezes falou da "porca razão".
   A verdadeira explicação de Martinho Lutero para o conhecimento de Deus é a teologia da cruz. Ora, por esta teologia, ele repetidamente nos fala sobre a necessidade de conhecê-lo em Jesus. A cruz revela o escândalo da graça divina. É na cruz que Deus se revela, nesta cruz que simboliza a renúncia, o amor, o sacrifício de Deus,etc. 
       O verdadeiro conhecimento, portanto, ocorre no evento da cruz    
e não é o mesmo que dizer o evento da crucificação,pois, a cruz veio a existir antes de todas as coisas, a crucificação é apenas uma manifestação do plano eterno de Deus. Em Jesus o conhecimento de Deus é possível.
       Quem lê, entenda.
       Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...