terça-feira, 11 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, A ÚLTIMA PERSEGUIÇÃO. DIOCLECIANO.

         No final do terceiro século e, evidentemente, começo do quarto, houve a última das perseguições contra os cristãos, encetada pelo Imperador Diocleciano. A princípio, não parecia que este soberano iria perseguir à igreja. De fato, o Império havia sido dividido em uma tetrarquia, ou seja, quatro divisões, sendo duas no Oriente e duas no Ocidente. A parte oriental estava subjugada a Diocleciano e Galério, sendo o primeiro, Imperador, e o segundo, um César. O objetivo era ajudar na administração do Império, mas, também, na sucessão pacífica.
   Conforme já foi dito, não parecia que este Imperador iria perseguir aos cristãos, até sua esposa era cristã. No entanto, ele deixou-se influenciar por Galério, seu César( este era o título do segundo governante, o primeiro era o de Augusto). Segundo os historiadores, Galério não possuía simpatia pelos cristãos, e, convence Diocleciano a persegui-los. Os motivos seriam óbvios,  eles não eram obedientes aos decretos imperiais, ademais, não sacrificavam aos deuses e, em uma campanha contra os inimigos de Roma, possivelmente não pegariam em armas.
         No ano 303 d. c. desatou-se uma cruel perseguição. Os cristão eram obrigados a entregarem seus livros, seus manuscritos, e a Bíblia proibida de ser lida. muitos forma torturados e mortos. Neste ínterim, O Imperador fica enfermo e é obrigado a abdicar,  o que de fato aconteceu.
     No próximo artigo falaremos sobre Constantino e a sua influência maléfica para a cristandade que perdura até os dias atuais.
           Para pensar, prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...