quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA. RUMORES CONTRA OS CRISTÃOS.

      A perseguição desatada contra os cristãos pelo Império Romano teve como base algumas acusações. Era política do Império tolerar as várias religiões. Roma praticava uma política de pacificação, desde que os impostos fossem pagos. A partir da segunda metade do século primeiro, no entanto, com o imperador Nero, houve um longo tempo de perseguições, com períodos de relativa paz.
      Os rumores contra os discípulos eram muitos. Em primeiro lugar, eles foram acusados de ateísmos. Ora, num período no qual o Imperador era objeto de divinização, todo aquele que se recusasse a sacrificar aos deuses e ao líder romano era taxado de traidor. Ademais, eles eram acusados de traição contra o Sistema dominante. Os deuses romanos tinham cara, possuíam um rosto, o Deus dos cristãos, no entanto, não possuía forma alguma, logo, eram acusados de adorar um deus invisível, ou, pelo menos, um Deus sem forma ou inexistente. Ademais, havia rumores de que praticavam orgias fraternas, pois, eles chamavam-se a si mesmos de irmãos e casavam com os seus "irmãos". Outra acusação era a de que os discípulos de Jesus banqueteava-se com uma criança recém- nascida, pois, na ceia, comiam a carne e bebiam o sangue de um tal menino Jesus. Alguns Imperadores acusavam os cristãos de atrair a ira dos deuses romanos, principalmente em tempos de terremotos e outras calamidades. Conforme veremos, esta foi a acusação encetada por Marco Aurélio, no segundo século.
      No próximo artigo, falarei sobre a perseguição desatada por Domiciano, no final do primeiro século.
         Falando sobre História da Igreja, Prof. José Costa.
         Para pensar.
        
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...