sábado, 8 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, PERSEGUIÇÃO SOB DÉCIO.

      Após a perseguição sob Marco Aurélio, conforme já vimos no artigo anterior, houve um período de relativa paz para os cristãos. No ano 249 d. c. , ou seja, no terceiro século da era cristã, embora tenha tido um governo relativamente breve, Décio impôs uma violente perseguição à igreja cristã. Ele governou até o ano de 251 d.c., porém, a perseguição foi extremamente cruel.
       Conforme já foi dito, os motivos das perseguições foram várias, dependendo da visão do Imperador. Sob Nero a acusação foi o incêndio, sob Domiciano os impostos e a restauração da glória romana, sob Marco Aurélio a superstição. Agora, porém, o motivo desta onda de perseguição foi a vontade de Décio de ser adorado pelos seus súditos e, também, semelhante a Domiciano, restaurar as glórias de Roma, seus deuses, etc.
      No seu governo, vários cristãos correram para sacrificar aos deuses, outros, porém, ficaram firmes na sua resolução de não dobrar-se diante do Édito real. Décio morreu em 251 d. c. em uma campanha contra os bárbaros. A paz volta a reinar, pelo menos por um bom tempo.
         Para pensar, Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...