quarta-feira, 5 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS .

      No primeiro século da era cristã os discípulos de Jesus foram duramente perseguidos, e esta perseguição estendeu-se até o quarto século, conforme veremos mais adiante. A princípio, o Império Romano não foi o sujeito da perseguição, ela foi provocada pelos judaizantes. Ora, quando lemos o livro de Atos vemos que a incipiente igreja foi perseguida pelos judeus pedrados, principalmente os mais radicais entre eles. Paulo, antes de se converter ,foi um exemplo de perseguidor da igreja. Para os judaizantes, esta " nova mensagem" era um quisto que precisava ser extirpado. A Palestina estava subjugada aos romanos, pensavam eles, por causa da ira de Deus, e se esta nova doutrina se difundisse rapidamente, Deus ficaria muito mais irado, portanto, era necessário fazer um "serviço divino", acabar com estes perturbadores e desobedientes da lei de Deus. Este era, com efeito, o pensamento judaizante mais radical.
       É por este motivo que o Sinédrio ( já falamos sobre ele em outro artigo) prende Pedro, persegue e mata Estêvão e, quando Paulo (Saulo), pretende ir em busca de cristãos eles dão total apoio a esta empreitada. Era o "zelo da obra de Deus". pelos menos era o que eles pensavam, pedrados e arrogantes que estavam. Cheios de religiosidade e sem nenhuma vida no coração. No próximo artigo discorrerei sobre a perseguição iniciada pelo Império Romano.
       Quem lê, entenda.
        Prof. José da Costa Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...