terça-feira, 4 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA. OS APÓSTOLOS

      O que ocorreu com os Apóstolos de Jesus depois que ele morreu e ressuscitou? Existe algumas informações históricas que podem trazer luz sobre a questão. É certo que alguns ficaram em Jerusalém, conforme já vimos. Tiago, o irmão de João, foi morto por Herodes Agripa, segundo o Livro de atos informa. Pedro, um dos Apóstolos que foi transformado em primeiro Papa pela igreja, fato não verídico conforme veremos posteriormente, foi martirizado  em Roma sob a perseguição de Nero. Segundo testemunhos, morto de cabeça para baixo em uma cruz. O caso de Paulo indica que ele morreu em Roma também sob a perseguição de Nero (posteriormente falaremos desta questão).Morreu decapitado. O livro de Atos nos mostra ele preso em Roma, segundo os historiadores ele teria sido solto, e, posteriormente, preso novamente e morto.
      Testemunho históricos dão indício de que Tomé teria chegado a Índia e fundado uma igreja durante o reinado do rei Gondofares, embora exista algumas lendas e mitos em torno da sua pessoa.
    João é mostrado na ilha de Patmos já velho e exilado sob o governo do Imperador Domiciano. É possível que tenha sido solto, porém, não há prova concludente. Outra tradição indica que ele teria morrido colocado em um caldeirão de azeite que fervia. É possível que teria sido bispo de Éfeso.
     Tiago, o irmão do Senhor, foi morto na década de 60 da era cristã. Embora muitos hoje queiram se colocar como Apóstolos, de fato, não são. São mercadores da fé e manipuladores das massas. verdadeiros mercantilistas.
        Para Pensar , Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...