sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, O IMPACTO DE CONSTANTINO, O PAI DO CRISTIANISMO.

      No ano de 307 d.c. subiu ao poder, em Roma, o Imperador Constantino. Ele herdou o poder depois de algumas lutas internas, intestinais, dentro do Império, de modo que, se fossem explicadas aqui, tomaria muito tempo e seria extremamente exaustivo. E tudo o que eu não quero ser é prolixo. O objetivo deste blog é ser extremamente objetivo e claro. Sem titubeio, e, é claro, científico.
        Constantino foi um dos maiores Imperadores que Roma já teve e um dos mais perniciosos para à igreja. Ora, antes dele ascender ao poder, conforme já narramos, houve cerca de dois séculos e meio de perseguição, a igreja crescia em meio a estas perseguições todas, houve é claro, momentos de relativa paz. No entanto, o compromisso era maior, a clareza , o amor, o ensino, a paixão pelo Evangelho, a simplicidade, etc. Com a ascensão deste Imperador, as coisas mudaram, aparentemente para melhor, porém, conforme veremos, não foi bem assim. A mudança foi tão profunda, que, até os dias de hoje vivemos este impacto. Provavelmente discorrerei sobre tais mudanças em mais de um artigo, dois, ou três, talvez.
       Naturalmente, o primeiro e mais imediato impacto sobre a igreja foi o fim das perseguições. Com o Édito de Milão, no ano 313d.c. declarou-se, oficialmente, o fim das perseguições. As vária propriedades confiscadas foram devolvidas, os "crimes de traição" foram perdoados. Foi a partir de Constantino que a pompa, o luxo, começou a entrar no seio da cristandade. sacerdotes começaram a viver ricamente e com as "bênçãos" do Estado. Criou-se uma Burocracia Estatal ornamenta com a unção do Império. Constantino vira o "décimo terceiro apóstolo". A igreja fica disforme. Corrompida.
         Este é apenas o começo da História, naturalmente, falarei mais sobre este assunto, no próximo artigo.
            Para pensar, Prof.José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...