segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, GNOSTICISMO, O QUE É ISTO?

      O gnosticismo foi um movimento que teve no segundo século da Era Cristã a sua afirmação por parte de muitos. É muito difícil atribuir um líder a este movimento, no entanto, temos indicação de um tal de Brasílides como sendo um dos cabeças. O que  ensinava tal pensamento? É o que vamos ver.
     O termo gnosis é de origem grega e significa conhecimento, logo, para os gnósticos existe um conhecimento primeiro, verdadeiro, espiritual, vantajoso, metafísico e libertador. Nem todos possuem tal conhecimento, é necessário alcançá-lo por meio de meditações e seguindo também os mestres. Jesus foi o maior dos mestres gnósticos e ensinou tais segredos a seus apóstolos, estes, por sua vez, revelaram a alguns escolhidos. Para os gnósticos, Jesus teve um corpo aparente, fantasmagórico, logo, a sua morte na cruz não foi real.
      Segundo tal filosofia, o corpo é inerentemente mal e o espírito é bom, logo, o corpo é uma prisão do espírito. É necessário, portanto, libertar-se das cargas da maldade que estão em nós, por meio do conhecimento. O mundo para eles não foi obra do criador, ao contrário, um ser inferior espiritual e mau, teria criado a realidade. Este mundo seria um aborto.
     Existia também duas vertentes gnósticas, a primeira delas diz respeito ao ascetismo, ou seja, para se santificar era necessário uma separação radical de tudo o que é "mundo". A outra vertente diz respeito a entrega total do corpo a licenciosidade, ora, se o corpo é mal, logo, tudo o que eu faço por meio dele não afeta o espírito, que é inerentemente bom.  
       Faltaria espaço para refutar o gnosticismo, todavia, em breves palavras, podemos dizer o seguinte: a) O corpo de Jesus era real. Ele comeu, bebeu, cansou-se dormiu, etc. b) A criação é obra de um criador absoluto que, em amor, criou seres capazes de amar ou não. c) tanto o ascetismo como a licenciosidade são dois pólos perigosos.
        Para pensar,
        Prof. José Costa.                                   
      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...