quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, O SÁBADO.

     O Sábado em Israel era repleto de significado. Ele está inserido nos dez mandamentos, de fato, era um mandamento estritamente observado em Israel, nos dias de Cristo, pois, os contemporâneos de Jesus se apegaram a LETRA DA LEI, esquecendo do seu espírito.
      Em Cristo tudo foi consumado, inclusive a LEI, como exposta no Antigo Testamento, Jesus é a maturidade, é o cumprimento. O Novo Testamento é a maturidade da revelação divina. Colossenses capítulo dois fala sobre o assunto, a carta aos Hebreus e aos Gálatas, também. É tudo aparência de humildade.
       A grande questão é: por que o Sábado foi instituído? Não se diz no Antigo Testamento que Deus descansou? A resposta é simples. Em primeiro lugar ele foi colocado como um fator social, em um tempo no qual Israel estava organizado em tribos e depois como uma nação organizada, era um mecanismo de proteção ao judeu mais pobre, a fim de que ele não fosse explorado por patrões injustos. Era uma lei social. Deus estava sendo humano. Era também um meio pelo qual o israelita deixasse o ativismo e, descansando, meditasse. A própria palavra sábado significa descanso (eis o espírito da lei), esse espírito não foi compreendido pelos patrícios de Jesus. A essência do sábado não é o dia em si, pois, o calendário é uma convenção humana, é o espírito. qualquer dia ou momento torna-se sábado para mim, quando eu descanso. Deus não descansa "meu pai trabalha até agora e eu trabalho também", imagine se Deus descansasse em dia de sábado? Imagine parar as emergências dos hospitais, a polícia parar, etc. que caos.
      Jesus trouxe o sábado para o seu devido lugar, a essência dele, a carta aos Hebreus também fala da questão. Meu sábado é hoje é amanhã é qualquer momento quando eu descanso no Pai, pois, o Sábado, no seu espírito é descanso. O resto é aparência de humildade é letra morta, e a letra mata. Pense Nisso e descanse, pois, antes de haver sábado como dia do calendário havia o espírito do descanso no Pai que deve permanecer, quer seja no sábado, segunda ou outro dia, Prof. José Costa.
     

Um comentário:

  1. é a palavra nos diz que a letra mata e o espirito nos vivificam,temos que examina-la com orientação do espirito santo . gostei muito ...

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...