terça-feira, 28 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS : FARISEUS E SADUCEUS.

              Em Israel nos tempos de Jesus havia alguns partidos políticos-religiosos, entre eles os Herodianos, Fariseus e Saduceus. O Herodianos eram os bajuladores de Herodes, era mais político que religioso. O partido dos fariseus surgiu no século segundo antes de Cristo, o termo significa separado, piedoso. Eles entraram em cena quando a nação de Israel foi alvo do Helenismo, uma espécie de mistura dos costumes gregos com os judeus. Lutaram contra a helenização de Israel e foram perseguidos. Na época de Jesus eles faziam parte do Sinédrio judaico, juntamente com os Saduceus. O centro do culto para eles era a observância estrita a lei, a Torá. Fizeram também comentários acerca da lei e consideravam tais comentários inspirados. Objetivavam controlar cada parte do comportamento humano pelas regras externas. Viraram legalistas, como grande parte das igrejas atuais, principalmente as "pentecostais". Pregavam uma santificação aparente, exterior, de piedades externas, viviam da fachada. Eram sem misericórdia. Praticavam uma pureza ritual. Eram um partido seita judaico. Jesus os reprovou-o veementemente.
     Os Saduceus eram o partido aristocrático controlavam as finanças do templo, o centro do culto para eles era o templo. rejeitavam anjos e a ideia da ressurreição. também faziam parte do Sinédrio. Rejeitaram Jesus por causa do seu discurso "duro" e, para não perderem seus privilégios, o mataram, junto com o Sinédrio.
          A História se repete na atualidade com confrarias religiosas e estruturas de poder montadas, vazias e ocas.  PENSE NISSO.
           PROF. JOSÉ COSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...