sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS. CRISTO FALAVA GREGO, HEBRAICO OU ARAMAICO?

     Que a Palestina nos dias de Cristo era domínio Romano todo mundo sabe, porém, vale perguntar: que língua Jesus falava? Será que o latim era usado por Ele em suas parábolas? bom, basicamente falando, podemos resumir a questão da seguinte maneira: a Terra de Israel, em seus dias era palco de conflitos, choques culturais, etc. o HEBRAICO foi uma língua dominante durante grande parte dos tempos bíblicos do Antigo Testamento. podemos dizer por exemplo, que Davi falava hebraico, bem como Salomão e Roboão. Boa parte dos escritos bíblicos foram redigidos em HEBRAICO. Após o exílio  na Babilônia, porém, quando os judeus voltaram a Terra Santa, o ARAMAICO passou a ser a língua corrente, pois, o Império Persa difundiu tal língua. Este ARAMAICO não era, como pensam alguns, uma corruptela do HEBRAICO. Absolutamente não. Era uma língua que derivava dos Sírios, uns parentes dos Judeus. eram também chamados de Arameus, a esposa de Jacó, Raquel, foi descendente deles.
      Quando chegou os dias de Jesus, a plenitude dos tempos, o hebraico era a língua da liturgia, dos cultos oficiais, dos escritos sagrados, porém, o ARAMAICO era a língua do dia a dia. Jesus falava HEBRAICO, pois, na sinagoga ele ler  o texto sem auxílio de intérprete, no entanto, no cotidiano a sua fala era aramaica, como da maior parte dos judeus da Palestina. Não sabemos se ele falava grego, não há prova disso, é possível que sim, todavia, não há certeza. Partes de Mateus foi escrita em ARAMAICO, e expressões como ABBA é puro aramaico. Talita Cumi também é expressão desta língua. Quem se interessar pelo assunto, leia JOAQUIM JEREMIAS, especialista em Novo Testamento, e nas parábolas de Jesus.
       Para aramaizar, ops, para pensar.
       Prof. José Costa.

Um comentário:

  1. Artigo interessante, devido a deidade de Jesus, acho que Ele falava grego tb e mais outras linguas, afinal, Ele é Deus.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...