sábado, 11 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, CÉSAR ENGOLINDO DEUS E DEUS ENGOLINDO CÉSAR.

      A Palestina de dois mil anos atrás era uma região subordinada ao Império Romano, possuía uma certa dose de autonomia, porém, não era independente. Ora, o Império de Roma possuía uma política de expansão, no entanto, ao conquistar o território, permitia uma certa liberdade dos povos conquistados, desde que pagassem impostos e não interferisse na política romana, é claro.
      O Sinédrio era uma Corte Julgadora, como já falamos, e, que, em certa medida, era tolerada por Roma, no entanto, no pensamento do Império, César ( o imperador) devia engolir tudo, tudo estava subordinado a ele. Sacrifícios eram oferecidos ao líder romano e ele devia ser extremamente honrado. Era César engolindo tudo. Para os Judeus, no entanto, Deus engolia César. Alguns até entendiam, de modo moderado, o fato de Roma conceder paz, em certa medida; no entanto, para maioria dos contemporâneos de Jesus, eles eram ímpios que não estavam subordinados a lei de Javé, eram pagãos idólatras, que, além de tudo, cobravam impostos acachapantes. Esses invasores, então, deviam serem expulsos. Alguns partidos radicais como os Zelotes, pregavam a luta armada.
       Em meio a tudo isso, Herodes, o Grande, quando Jesus nasceu, era  Rei da Judeia. No próximo artigo falarei quem foi este personagem e como ele chegou ao poder.
        Para pensar e entender melhor os tempos de Jesus.
        Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...