sábado, 28 de julho de 2012

PARA ENTENDER O CÓDIGO DA VINCI

             Que o Código da Vinci foi um sucesso de vendas, isso todo mundo sabe, que o seu autor  chama-se Dan Brown, também não é novidade para ninguém. É um escritor norte-americano. O livro é um romance, porém, para compreendê-lo, é necessário entender conceitos como Priorado de Sião e Opus Dei, entre outros.
         Basicamente falando, a trama se desenvolve na França, quando um Curador pertencente ao Priorado de Sião é assassinado por um Monge albino chamado  Silas, que, por sua vez, pertence a Opus Dei.
       Começarei falando sobre esta instituição ou "sociedade secreta" conhecida como OPUS DEI ( obra de Deus).               
          O ano era 1928, e na    Espanha um sacerdote católico resolve fundar uma instituição que, sem romper com a igreja, estaria disposta a transformar o mundo de dentro para fora. Surge a Opus Dei, e seu fundador foi Josemaría Escrivá.
             Seu objetivo era englobar um número cada vez maior de membros e penetrar no sangue da sociedade, santificando-a, sem, necessariamente, se enclausurar.
               A opus Dei, durante o regime ditatorial do General Franco na Espanha, durante a segunda Guerra Mundial, aliou-se ao poder instituído, aliás, como na maioria das vezes ocorreu com o Cristianismo, em todas as suas vertentes, tanto a via piramidal Católico-Romana, quanto a vertente protestante, com raras exceções.
               Atualmente, a instituição sobrevive com cerca de mais ou menos 85 mil membros e tem uma grande fortuna, inclusive um arranha-céu nos E. U. A.. No próximo artigo discorrerei sobre alguns  conceitos relativos a Opus Dei, a fim de poder entender melhor o seu pensamento e a trama de Dan Brown.
                Para pensar e entender o Código da Vinci.
                Prof. José Costa.
               
              
            
          
             

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...