domingo, 8 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, ULISSES E PENÉLOPE

   Ulisses era rei de Ítaca. É uma ilha que fica no mar Jônico. Por ocasião da guerra de Tróia, ele deixou seu lar para guerrear, ao lado de aquiles, Menelau , Agamênon, entre outros. Isso é o que diz a Ilíada de Homero.
    Foi ele que teve a ideia de construir um cavalo de presente para os troianos. Um cavalo de madeira. Dentro do mesmo havia alguns guerreiros, e, a noite, eles abriram os portões da cidade, dando vitória aos gregos. Ulisses era sábio.
    Quando este guerreiro sábio deixa a sua ilha, deixou também para trás Penélope, sua esposa e seu filho Telêmaco. Como Ulisses demorava a chegar, alguns pretendentes a marido surgiram, ela, por esta ocasião, dizia aos seus pretendentes que, quando terminasse sua túnica, casaria. Desfazia tudo durante a noite.
    Quando terminou a guerra, Ulisses passou cerca de dez anos para voltar ao lar; passou por uma ilha onde encontrou um Ciclope, Polifemo, furou o seu olho e fugiu de sua caverna. Encontra também, Circe, uma feiticeira, que transformou alguns de seus amigos em animais; livra-se também dela. Encontra-se com Calipso, deusa, Ninfa do mar, esta tentou convencê-lo a ficar com ele, sem sucesso, liberta-o, ajudando-o, inclusive, a partir em uma jangada.
   Ao chegar no seu reino, após vinte anos de ausência, com a ajuda de Minerva, reencontra a sua esposa e seu filho, retomando o seu reino.
   Que lições a história nos fornece?
    Deixo para o leitor tais conclusões.
   Para ???????
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...