segunda-feira, 2 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA: PROMETEU E PANDORA.

   Prometeu foi o criador do homem; esta é a interpretação da mitologia grega para a criação humana. Ora, este Titã possuía um irmão, Epimeteu, que concedeu aos animais força, instintos vários, sagacidade animal, etc. faltava conceder ao homem os seus atributos, porém, gastou todas as suas energias com os animais, recorreu a prometeu, este lhe ajudou roubando fogo dos céus, do carro de Apolo, e pediu para que presenteasse o homem, a fim de que tivesse domínio sobre todos os animais, o que de fato aconteceu. Quando Zeus soube do acontecido presenteou Pandora a Prometeu afim de que esta fosse dada ao homem. De fato, Pandora foi um castigo divino ao homem, por ter aceitado o fogo celeste.
   Pandora, curiosa, abriu uma caixa que Zeus tinha dado a Epimeteu, caixa esta que continha males, como inveja, mentiras, desgraças várias, etc. ela fechou a caixa, guardando assim, a esperança.
   A  história da mitologia grega nos traz vários ensinamentos, a saber: a) A tentativa dos gregos de falar sobre a origem do mal. b) a ênfase na inferioridade da mulher em relação ao homem, ora, ela é um castigo. Este era o pensamento dos gregos e de grande parte da mentalidade antiga e medieval, no meu artigo Jesus misoginia e igreja eu falo sobre isto. c) Uma tentativa de explicar a criação da realidade. d) A esperança existe e sempre existirá, nisto aliás, acertaram, " a pior morte é o fim da esperança".
   PARA PENSAR,
   PROF. JOSÉ COSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...