quarta-feira, 4 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, PERSEU E ANDRÔMEDA.

   Perseu era filho de Zeus com uma mortal, logo, era um semi - deus. Ora, este herói grego passou por algumas aventuras que narraremos a seguir.
    Em primeiro lugar falaremos da medusa, uma mulher que foi amaldiçoada por Atena, pelo fato de tê-la desafiado, os cabelos da linda donzela se transformaram em cobras, e, quem olhasse para ela seria transformado imediatamente em pedra. Perseu, com uma ajudinha dos deuses Hermes e Atena, matou a Medusa, cortando-lhe a cabeça. Atena lhe concedeu um escudo e Hermes um capacete com asas.
    Perseu também ficou famoso por livrar Andrômeda de um monstro marinho. Os pais da moça eram soberanos dos Etíopes, um país ao Sul da terra, segundo os gregos acreditavam, país cheio de felicidades. Cefeu e Cassiopéia geraram Andrômeda. Era uma linda jovem. Sua mãe, Cassiopéia ,desafiou, em beleza, as Ninfas do mar, estas, para se vingarem, enviou devastações ao litoral do país. Cefeu foi aconselhado por um oráculo a fim de que este oferecesse sua filha ao monstro marinho, para expiar a culpa. Andrômeda foi acorrentada em um rochedo. Perseu, ao se aproximar da jovem, viu que um dragão marinho estrava próximo, com um golpe de espada no pescoço do mesmo, matou-lhe, e recebeu como recompensa a bela jovem Andrômeda.
   A história nos ensina como os gregos davam ênfase ao heroísmo e   a força física e como criaram mitos para explicar a realidade. Nos ensina também como a culpa pode nos levar alguma forma de sacrifício expiatório.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.
   

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...