quarta-feira, 11 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA. ATENA.

   Atena era filha de Zeus com a Ninfa Métis. Era uma Ninfa do mar, filha de Tétis e Oceano. cheia de sabedoria e astúcia; foi ela que deu a Zeus uma bebida, para que este a desse a Crono, a fim de vomitar os seus irmãos. Métis foi a primeira esposa de Zeus, ele a engoliu, depois de um tempo, Hefesto deu uma martelada em sua cabeça, e saiu Atena, herdando a força do pai e a sabedoria da mãe.
   Atena era a deusa das artes, da sabedoria, da tática de guerra, da guerra defensiva. Foi Atena que transformou Aracne, uma jovem, em uma aranha, depois que ela zombou da deusa.
   A cidade de Atenas possuía este nome por causa de Atena, ela disputou o título de protetora da cidade com Netuno, cada um ofereceu determinado presente para a cidade, o presente mais útil seria premiado com a cidade. Atena deu a oliveira e Netuno um cavalo. foi resolvido, entre os deuses, que a oliveira era um presente melhor. Atena ganhou a disputa.
    Observe que até entre os deuses existem disputas, querelas e vinganças. Eram as projeções dos gregos.
    `Para pensar.
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...