quinta-feira, 26 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, APOLO.

     Filho de Zeus e da deusa do anoitecer, Leto ou Latona, Apolo também é conhecido como Febo. Era irmão gêmeo de Diana. Diz a mitologia que sua mãe foi perseguida por uma serpente, Píton, mandada por Hera, para se vingar da traição de Zeus. Leto foi auxiliada por Netuno na ilha de Delos, onde nasceu Apolo. posteriormente, ele teria matado a tal serpente, Pítia, o nome pitonisa vem daí, pois, era uma sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos. Apolo era o padroeiro da cidade de Delfos e também o deus da cura, da beleza, da verdade, do equilíbrio, da razão e da medicina. Seu filho, Asclépio, foi fulminado pelo raio de Zeus, depois que Hades reclamou ao senhor dos deuses a diminuição do números de mortos, e, consequentemente, menos entrada de almas no inferno.
      Apolo apaixonou-se por Dafne, uma Ninfa, porém, ela não correspondeu ao seu amor, transformando-se em um loureiro, ele fez uma coroa de folhas de louro, a Laura (nome da minha filha), que passou a simbolizar o triunfo e a vitória, era dada aos ganhadores das Olimpíadas.
         O costume das cidades de ter um padroeiro ou padroeira vem da cultura greco-romana.
         Para pensar.
         Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...