segunda-feira, 23 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, HERMES.

   Hermes é o deus grego do comércio. Também é conhecido como o deus da oratória, da eloquência, e, em certo sentido, junto com Apolo, o deus da medicina. Era filho de Zeus com a deusa Maia, a deusa da fecundidade. O seu nome romano é Mercúrio. No livro de atos dos Apóstolos Paulo é confundido com Mercúrio ( Hermes).
   Hermes era muito peralta, realizando as suas traquinagens com os deuses. Foi ele que roubou o raio de Zeus e o Tridente de Possêidon, também furtou a lança de Hades e as flechas de Cupido. Zeus amava as suas peraltices, se divertia com elas, de fato, era muito mimado pelo senhor do Olimpo.
   Certo dia, observou duas cobras brigando, pegou uma vareta e, para separá-las, apontou a varinha para elas, que, enroscadas até a extremidade, virou o caduceu, hoje, símbolo da medicina.
   Ao crescer, tornou-se o mensageiro dos deuses, e condutor das almas ao inferno. Era muito veloz, por causa das suas asinhas nos pés. Era Hermes que rompia o vínculo da alma com o corpo, quando este morria.
   A morte é o rompimento deste vínculo da alma com o corpo, porém, não é o fim de tudo. A mitologia é um reflexo da verdade eterna.
   Para pensar. 
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...