quinta-feira, 12 de julho de 2012

A BÍBLIA DO DIABO

   Também conhecido como Código Giga, a Bíblia do diabo é o maior manuscrito medieval existente. Ela possui cerca de 75 kg., tem quase um metro de altura, em média, 92 cm. é datada do século XIII, e está em Estocolmo, na Suécia. Pertencia, originariamente, a um Mosteiro Beneditino.
    Conta a lenda que a Bíblia teria sido escrita em uma única noite, por um Monge condenado a morte, depois de ter cometido uma falta grave. Ele teria sido condenado a ser murado, ou seja, emparedado vivo. Para se livrar da pena, ele se apresentou para escrever um livro que iria glorificar o Mosteiro, numa época na qual os livros eram raríssimos. Foi aceita a proposta. Ele teria que  escrever todo livro em uma noite.
    Não conseguindo a tal façanha, teria ele pedido uma ajudinha básica a Satanás, que o ajudou, e, em troca ele teria colocado na página 290 uma figura diabólica.
    É evidente que tudo isso não passa de lenda e fantasia. Pura imaginação. Podemos considerar basicamente o seguinte: a) O texto foi escrito por uma única pessoa, isto é fato. b) Foi realizada a façanha em pele de jumento. c) A imagem que aparece do diabo, não é dele, e sim de uma figura grega Pã o deus das matas, aliás as representações do diabo em geral, são de Pã, paganizadas, Pãganizadas, rss. d) A verdadeira Bíblia do diabo está na cabeça e na boca de muitos, que usam a Bíblia ( que não é do diabo ) de modo diabólico para manipular pessoas. c) provavelmente, ela foi escrita em quinze ou vinte anos, segundo os estudiosos do assunto.
     Para pensar, e não diabolizar.
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...