sábado, 16 de junho de 2012

UMA INTRODUÇÃO AS CARTAS DO APOCALIPSE

   Falarei sobre as cartas do Apocalipse, as sete cartas escritas por João às sete igrejas da Ásia.
   Em primeiro lugar devemos contextualizar a situação. João estava preso porque a sua pregação era uma subversão aos ouvidos do Império Romano. Não que João fosse um subversivo, mas, num tempo em que o imperador era tido como um representante de uma divindade, um deus, pregar e falar de um messias , um  Rei, seria interpretado como uma sublevação.assim sendo, ele foi preso e exilado e a História nos diz que, solto posteriormente foi martirizado em Éfeso, provavelmente.
   A época era o primeiro século, especificamente o final do primeiro século, todos os Apóstolos tinham morrido e João era o último que estava vivo e o Império Romano estava no seu auge do poder, Domiciano era o Imperador e o culto a ele era observado.
    Em uma visão O cristo aparece a ele (João) e manda escrever sete cartas que contendo advertências e elogios às sete igrejas da Ásia.
   A primeira carta é dirigida a Éfeso, centro comercial importante na época. Na próxima vez falarei sobre esta carta e suas implicações para o mundo moderno.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...