quinta-feira, 21 de junho de 2012

QUARTA CARTA , À IGREJA DE TIATIRA

   Tiatira era uma cidade industrial, comercial, voltada à produção econômica. Lídia, por exemplo, era vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Era, provavelmente, uma representante comercial. Em Tiatira havia várias corporações comerciais. O ar da cidade era pura manufatura. Pura forja.
   A carta, por exemplo, começa falando dos pés de jesus como latão reluzente, bronze polido. O contexto histórico nos explica muitas coisas. O significado da expressão é óbvio: Ele julga.
    Em Tiatira é dito que Jezabel estava contaminando a comunidade, obviamente o termo Jezabel é simbólico, indicando uma mulher que basicamente fazia o seguinte: ensinava a prostituição, não somente a licenciosidade física, o desregramento, como também a contaminação doutrinária. A falta de verdadeira Palavra pregada e ensinada. Isto lembra o falso evangelho nos dias de hoje. O texto diz que ela ensina.
   O grande problema de Tiatira era a falta de firmeza, no que concerne a palavra. Era tolerante demais.
   Para pensar.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...