sábado, 16 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,O VITORIANISMO DO SÉC.XIX

   O século xIx é marcado pelo vitorianismo na Inglaterra. A rainha Vitória governou durante 63 anos o poderoso Império Britânico que já estava se consolidando como um império forte.
   A era vitoriana é marcada profundamente pelo moralismo sexual. Nesta época foi dada muita ênfase ao comedimento do sexo, ou seja, a moderação, isto incluindo jovens e pessoas casadas. É fato que alguns casais chegaram a se separar por causa da falta de interesse sexual de um dos parceiros. Nesta época o número de clitoridectomia aumentou bastante, principalmente nos E.U.A. ( o termo clitoridectomia significa extirpação do clitóris ) a fim de tornar o prazer menor. A ênfase era dada no prazer comedido. Foi uma época neurótica.
   A culpa neurótica aumentou bastante, aumentou também o número de prostíbulos, pois, alguns maridos iam visitar os bordeis para retirar a tensão provocada pela falta de interesse sexual das esposas. A masturbação era vista como grave pecado e desgastante para o físico. Alguns jovens chegaram a serem internados para se tratar do vício e por medo de morrerem cedo, pois, segundo se cria ela acelerava o envelhecimento. Tudo isto ocorria não só na Inglaterra como em grande parte do Ocidente.
   Prof.José Costa.
   Falando da História da sexualidade.

2 comentários:

  1. Professor, gostaria de ter a referência deste texto para minha monografia, pois fui informada que não posso usar um blog como referencia. No caso citei você ao me referir ao Vitorianismo. O tema da minha monografia é: Orientação Sexual no Âmbito escolar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma
      um bom livr para pequisar é : história da sexualidade autor:peter stearns

      Excluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...