sexta-feira, 15 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,IDADE MODERNA.

   Nos séculos dezesseis e dezessete, o contexto é de "Grandes Descobrimentos", o eixo econômico muda do Pacífico para o Atlântico. Surgem novos pólos de poder, Portugal e Espanha, invadem as Américas do Sul e Central. É a época da escravidão e do Pacto Colonial.
   No contexto da sexualidade nós encontramos algumas mudanças. O índio é alvo de tirania, as índias são estupradas, "O Brasil nasceu de uma relação sexual sem amor", disse Darcy Ribeiro,e é verdade. Surge a miscigenação, resultado de violência europeia. Na Europa, a Reforma Protestante bate de frente com o Celibato, Lutero se casa e muitos monges também. Já falei acerca do celibato em outro artigo.
   A imposição europeia continua aos índios, os Maias possuíam uma concepção de casamento diferente da Cristandade europeia, são violentados em sua cultura. Aumenta a violência sexual entre eles, a violência doméstica.
    No século dezoito, com a Revolução  Industrial, aumenta o número de prostitutas, pois, muitas mulheres não tem oportunidades de emprego ao migrarem do campo para a cidade. Surge o termo SADISMO, oriundo de um aristocrata francês Sade, do século dezoito que gosta de usar a violência no ato sexual, aumenta também o número de filhos fora do casamento, e o número de depressivos.
   Prof.José Costa, falando de História da sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...