sábado, 2 de junho de 2012

HISTORIA DA SEXUALIDADE, UMA INTRODUÇÃO

   Discorrerei um pouco sobre sexualidade humana, do ponto de vista histórico e a sua importância na mentalidade humana ao longo dos séculos.
   Existe diferenças básicas entre a sexualidade animal e a humana. O ser humano é capaz de afetividade e de focar o seu amor em um objeto, ele cria família tem afeição por ela. É verdade que hoje em alguns momentos a falta de afeição é grande, porém, não é regra geral. Ele é capaz de manter relações sexuais mesmo sem ser no períodos "de cio", por assim dizer, e também nos períodos férteis e fora dele. A sexualidade humana tem o componente do amor ,pelo menos deve ter, porém, nem sempre é assim, ao passo que a do animal é instintual.
   Nos períodos do paleolíticos e Neolíticos o teor sexual é bastante acentuado.Falarei um pouco sobre estes períodos.
   Em tempos remotos, a arte tem conteúdo profundamente sexual, as pinturas rupestres, por exemplo, mostram cenas de relações sexuais, de falos, etc. A mulher, embora haja uma predominância masculina nas relações, em algun grupos, é bastante valorizada, em certo sentido, pois, era ela que trazia a fertilidade ao grupo. A Vênus de Willendorf é uma prova viva disso. Resquícios arqueológicos nos mostram que em alguns casos usavam pintura nos lábios para chamar a atenção ( veja que a vaidade feminina é pré- Histórica). Era elas por exemplo, quem praticava a agricultura. Posteriormente falarei sobre a sexualidade nos tempos das primeiras sociedades.
   Pense Nisso.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...