domingo, 3 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, ROMA

   Em Roma a sexualidade tomou basicamente os mesmos contornos dos gregos, porém,  com algumas diferenças básicas, a condição da mulher, por exemplo, era um tanto melhor, lembrando que a mulher na Grécia era vista como uma reprodutora. Em Roma este pensamento é diferenciado um pouco , ela possui mais liberdade, e as literaturas romanas mostram uma preocupação maior com o prazer feminino, com orgasmo da mulher.
   Em relação a homossexualidade os romanos são mais ponderados que os gregos, embora existisse a condição homossexual ela é vista com mais moderação. Havia é claro , imperadores homossexuais, como mostra a História, Adriano, por exemplo, mantinha um caso com um jovem, porém a mentalidade romana era mais conservadora, por assim dizer, nesta área.
   Os deuses romanos eram basicamente os mesmos dos gregos ,com nomes diferentes, e um deus em particular é homenageado nesta área Príapo o deus da fertilidade e que aparece sempre ereto, daí o nome priapismo para uma doença.
   Falando sobre história da sexualidade 
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...