sábado, 9 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, CRISTIANISMO E O CELIBATO

   Chegou a hora de falar sobre o Cristianismo,no contexto da HISTÓRIA DA SEXUALIDADE. Falarei de modo mais abundante acerca do significado deste tema no contexto da cristandade.
   O CELIBATO  é o primeiro assunto no qual irei deter-me.
   O CONCEITO DE CELIBATO não é bíblico.Ele possui suas raízes no paganismo das religiões da antiguidade, tanto na Babilônia como no Egito este conceito era acentuado. Ele é encontrado, por exemplo, no culto a Osíris. O Cristianismo bebeu, não da palavra, mas, do conceito paganizado. Demóstenes, filósofo grego, dizia que era necessário se abster das relações sexuais para se apresentar em um culto de um deus. Alguns sacerdotes babilônicos se castravam para servirem melhor ao seu deus, a fim de se tornarem mais puros e melhores mediadores entre o seu deus e os fieis.
   O CELIBATO passou a ser usado no Idade Média como meio de confiscar os bens de um padre que não possuísse filho, ora, os seus bens ficavam para a Igreja e não para os herdeiros. Que herdeiros? se eles não os possuíam? Ainda hoje a igreja defende O CELIBATO porque aumentaria os custos com os padres, ora, se eles se casarem, com uma doutrina de procriação que a igreja possui, os custos aumentariam, pois, os salários dos padres teriam que aumentar para cuidarem da sua prole não pequena (lembrando que contracepção é proibida).
   No começo da História da igreja, os padres eram casados. Basta ler qualquer livro de história da igreja, não tendencioso, que vamos encontrar esta verdade. Na carta aos Coríntios, Paulo fala de mulheres irmãs, ou seja, esposa. No quarto século Jerônimo transformou estas esposas em companheiras de viagem na sua tradução, a Vulgata. Paulo fala que os Bispos devem ser maridos de uma só esposa, na carta a Timóteo, e diz que não se deve proibir o casamento.
   Um dos textos preferidos  para defender o CELIBATO é Mateus 19, porém o texto não fala em Celibato, mas, em Divórcio. Falarei posteriormente sobre este assunto.
   Pense Nisso.
   Prof. José Costa.

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...