terça-feira, 19 de junho de 2012

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO

   Pérgamo era uma cidade política. A terceira carta é dirigida a ela. O nome dela significa purgos, ou seja, fortaleza. Era grande produtora de pergaminhos, um material de escrita da época, feito de peles de animais, daí o nome pergaminhos, ou seja, feitos em Pérgamo.
   O pergaminho era utilizado para escrever. Em uma época que não existia papel (o papel foi uma invenção chinesa , no quarto século) o pergaminho era bastante utilizado, principalmente entre a elite e nos escritos oficiais.
   A carta começa dizendo que Ele, Jesus, possuía a espada de dois fios, o que é uma simbolização do poder da sua palavra que penetra até a divisão da alma e do espírito. De fato, o espírito da palavra, e não a letra( pois a letra mata) é o que dar vida ao homem.
   esta carta também fala de uma pedrinha branca que alguns vão receber , e , que ninguém sabe o nome, exceto aquele que o possui. Ora, na antiguidade quando uma absolvição de sentença era promulgada , podia ser escrita em pedra branca, o que significa que está pago . TETELESTAI.
   PARA PENSAR.
   PROF. JOSÉ COSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...