sexta-feira, 22 de junho de 2012

CARTA À IGREJA DE FILADÉLFIA

   A cidade de Filadélfia pertenceu, também, ao reino da Lídia antiga. Era a segunda cidade em importância depois de sardes, que era a capital deste reino. Era grande produtora de vinho, por sinal, o deus protetor da cidade era baco , o deus do vinho.
   O nome da cidade está associado a Filadelfo, o irmão do fundador  seu fundador.
   Filadélfia era a menor de todas as igrejas, a mais pobre. De um ponto de vista da  diabólica teologia da prosperidade, era a mais miserável, do ponto de vista de Jesus, uma igreja abençoada.
   O que chama a atenção na carta a Filadélfia são as palavras de Jesus, ele fala, entre outras coisas de uma porta aberta e das chaves de Davi. O que significa isso? serei breve na explicação.
   A porta aberta não tem nada haver com triunfalismos das interpretações idiotas que dão ao texto,tem haver com generosidade, perseverança, amor, inclusão e com virtudes do Espírito, Paulo entrou, em atos, por uma porta aberta para ele e encontrou adversidades. As chaves de Davi não possui relação com campanhas de igrejas, com marketing, etc. nem tem relação com "macumbas  evangélicas do triunfalismo", possui relação com o contexto de perseguições e o texto é o livro de Isaías onde o profeta recebe a promessa de que é necessário responsabilidades nas coisas espirituais. É a chave do Reino. E o que é o Reino senão paz,justiça , bondade etc.
   PARA REFLETIR.
   PROF. JOSÉ COSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...