terça-feira, 19 de junho de 2012

CARTA À IGREJA DE ESMIRNA

   Esmirna é a segunda cidade para onde João escreve uma carta. Ela   é uma cidade considerada novo coração do império, ou seja, após Roma, é claro, ela vem em segundo lugar na adoração ao imperador.  Esta cidade, como muitas na época, era uma colônia do Império Romano, que já vinha se expandindo há séculos, e, estava no auge do seu poder. Era o período da pax Romana.
   O termo Esmirna vem de Mirra, líquido resultante de prensa. Este líquido era usado como remédio. A cidade produzia mirra.
   João escreve e Jesus fala que é o que morreu e ressuscitou, pois, na cidade havia um pensamento de que Dionísio, deus grego, filho de Zeus, havia morrido e ressuscitado. Jesus diz que a sua ressurreição é fato.
   Esta é uma comunidade que não recebe repreensão de Jesus, não existe o" tenho porém contra ti."
   Também está escrito quem o eram perseverantes e que o diabo iria lançar alguns deles na prisão, todavia, eles ficassem firmes. Isto é muito consolador, pois, a tribulação nos molda e permite que cresçamos, ela "produz paciência" na linguagem de paulo. Sem ela nós surtaríamos , como é surtada toda teologia de prosperidade que fala mentiras. "No mundo tereis aflições".
   Para pensar.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...