domingo, 17 de junho de 2012

APOCALIPSE E A CARTA A IGREJA DE ÉFESO

   A primeira carta a ser escrita por João foi para a igreja que se encontrava em Éfeso, cidade que era um grande centro cultural e comercial da Ásia menor. era uma cidade cosmopolita, centro de adoração a deusa Diana , deusa da caça. Havia em Éfeso uma estátua enorme de Diana, considerada a padroeira da cidade, aliás, o costume atual de padroeiros de cidades vem da Grécia antiga, juntamente com a Roma antiga.
   O texto começa dizendo ao anjo da igreja, ou seja, ao seu líder, ao seu guia, pois, a partir dele se constrói um mentalidade positiva ou negativa na comunidade. Há anjos e anjos.
   Fala da perseverança de alguns em meio a tribulação, vale salientar que, a palavra perseverança tem relação com circunstâncias adversas. Também diz que os Efésios estavam botando à prova Apóstolos que se diziam apóstolos , mas, não eram, ora, o mundo atual está cheio disso, de "Apóstolos" que , de fato, não são Apóstolos, são  apenas manipuladores da massa inculta e ingênua, ludibriadas por cães, verdadeiros psicopatas da religião, extorquindo em nome da fé que apenas enchem os bolsos deles e permitem que comprem mansões para seu bel prazer e luxúria.
   A carta também fala do primeiro amor, ou melhor, do abandono dele, ora, ter amor é ter este sentimento como causa e fundamento de todas as nossas ações, Éfeso possuía uma boa bagagem de conhecimento, porém, o amor estava se esvaindo.
   Os Nicolaítas são citados na carta. Quem eram eles? Basicamente falando, eram indivíduos que falavam de um ascetismo como meio de se chegar a Deus, contrário ao modo de viver de Jesus, que, tocou, abraçou, incluiu e combateu o ritualismo religioso como sendo morte. Era a aparência de humildade. Era uma santificação externa e ascética. O chamado é para aborrecer tal prática.
   Quem tem ouvidos ouça.
   Para pensar.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...