terça-feira, 15 de maio de 2012

PROVÉRBIOS E SABEDORIA, SABEDORIA DOS PROVÉRBIOS.

   O que é um Provérbio? A resposta é simples: São ditos, ou seja, ditados breves com uma ou mais sabedoria condensada. Em geral , os provérbios não possuem contextos, são rápidos, vão direto ao assunto. Como falei , possuem sabedoria em forma sintetizada, breve, sucinta.
   Vale então falar sobre a diferença básica entre sabedoria e conhecimento. O conhecimento é adquirido todos os dias, através da educação , formal ou informal, pela cultura, no lar, na escola, entre amigos etc. A sabedoria é a prática deste conhecimento, é o conhecimento colocado no cotidiano, logo , a sabedoria é prática e o conhecimento nem sempre é. Alguém pode ter grande conhecimento e ser um tolo, outro pode ser sábio sem ser um grande conhecedor, sem ser um erudito.
   Isto posto, consideraremos algumas facetas da sabedoria, quais sejam: a) A sabedoria é ponderar o que é bom e o que não é para a vida , em todas as sua dimensões; b) É sabedoria calar na hora certa e falar na hora certa. c) É sábio ser corrigido quando se está andando no caminho mau e refletir, dando meia volta. d) É sábio eliminar coisas todo dia do ser, para que aquilo que faz mal a vida, a mente possa ser expulso em nome do bom senso. e)É sábio perdoar é sábio pedir perdão e é sábio falar palavras que sirvam de medicina para a alma do outro.
   Estamos sendo sábios em meio a um mundo de tanta tolice?
   Jesus foi a sabedoria encarnada, por meio dele nós podemos crescer e sermos  sábios.
   Pense Nisso.
   Prof.José Costa.
   O sábio sabe que sabe mas, também sabe que precisa saber mais.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...