segunda-feira, 14 de maio de 2012

ORIGEM   DA  ALMA.

   Começo dizendo o seguinte: até hoje, nem a filosofia , nem a psicologia, nem a teologia, entre tantas outras gias, (rsss), esclareceram totalmente o princípio da alma no ser humano, logo, o tema não esclarecido absolutamente.
   Discorrerei sobre algumas teorias sobre a origem da alma.
    A primeira delas é de caráter filosófico, é a chamada TEORIA DO PRÉ- EXISTENCIALISMO. Segundo esta teoria a alma existia em mundo metafísico, anteriormente ao seu estado atual, ou seja, ela existia antes do corpo, e, de alguma forma entrou na sua casa, por assim dizer, que é o corpo após a concepção do mesmo. As alma estariam "estocadas" em um mundo metafísico e adentraria no ser humano.
    Outra teoria é a TEORIA TRADUCIONISTA, segundo ela a alma tem a sua origem no momento da concepção do feto , ou seja,  da união do óvulo com espermatozóide, e, ela viria ou do espermatozóide ou do óvulo, não explica-se bem como. Talvez tenha a origem nos dois ao mesmo tempo.
    A terceira teoria é a do CRIACIONISMO, esta fala basicamente o seguinte: Por intervenção divina, Deus cria uma nova alma no ato da concepção, logo , ela não vem de modo material, no óvulo, por exemplo.
    Penso que o pré- existencialismo tem as suas falhas no fato de que a alma não tem uma consciência de este mundo anterior. Já o traducionismo leva inevitavelmente ao materialismo, ou a uma alma composta, pois, ela teria origem em ambas as células. O criacionmismo parece ser mais lógico. No entanto, o que vale é o seguinte:esta alma só tem sua leveza restaurada num Ser que o criou e a satisfaz.
    Pense Nisso.
    Prof. José Costa.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...