terça-feira, 29 de maio de 2012

MULHER SAMARITANA

   Está escrito que, Jesus, indo para Galiléia, passou por Samaria, neste ínterim, encontrou uma mulher de Samaria, próximo ao poço de Jacó. Os seus discípulos tinham ido a cidade comprar alimentos( até Deus encarnado sente fome). Ali, naquele momento ele consegue quebrar alguns preconceitos e escandalizar os costumes da época.
   Os Samaritanos eram um  povo miscigenados, produto da mistura de judeus com outros povos, isto ocorreu alguns séculos antes, durante a invasão de Israel pelo Assírios, especificamente no século sete A.C. logo, eles eram considerados inferiores pela mentalidade judaica etnocêntrica da época. Falar com uma samaritana implicava dizer, através de um ato ousado , quebrar preconceito racial. Que lição para o Cristianismo Moderno, tão etnocêntrico.
   A mulher, na sua condição social da época, era minimizada e espoliada. Jesus, ao falar com uma mulher em público, também quebra outro paradigma: O preconceito feminino.
   Outro lição que o texto nos ensina é sobre o culto a Deus. O que importa é a condição do coração humano, não importando o local. Pode ser ATÉ NO TEMPLO. Não necessariamente nele. O ser humano se transforma num templo vivo ,existencial. O verdadeiro culto a Deus pode ocorrer na interioridade, sem as preocupações formais,rituais e legalistas de uma mente pedrada.
   Pense Nisso
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...