quarta-feira, 16 de maio de 2012

JESUS, MISOGINIA E IGREJA

   Jesus não era misógino. Isto é um fato. Basta ler os Evangelhos e ver a quantidade enorme de passagens onde ele aparece valorizando as mulheres, fala com a mulher samaritana em público e ainda pede água a ela, em um tempo no qual falar com uma mulher em público era proibido, principalmente para um rabino. Era, de fato, um escândalo. Ele não está nem aí pra isso. Aliás, para Jesus a provocação era um prazer, um objetivo, era colocar vinho novo em odres velhos, para romper os odres da religião caduca.
   Permite que mulheres o acompanhem, basta lembrar de Joana esposa do procurador de Herodes, entre outras. E quando ressuscita aparece primeiro a quem? a uma mulher maria Madalena, a quem a igreja transformou em prostituta, porém, a  Bíblia nada diz a respeito. Mulheres são mencionadas nas cartas paulinas com bastante simpatia, entre elas Júnias, na carta aos Romanos, transformada em homem na interpretação Medival machista, além desta temos Trifena, Trifosa, entre outras.
   Durante séculos a igreja tornou-se Misógina, perseguindo mulheres, espoliando, difamando, prendendo. A história da igreja é a história de como as mulheres foram reprimidas pelo Clero doente e neurótico. Agostinho não ficava a sós nem com sua irmã. Isto demonstra como ele tinha problemas sexuais não resolvidos. Pura neurose, conquanto tenha sido um brilhante escritor, mas com tendências misóginas.
   Misoginia. É assim que é caracterizada a História do Cristianismo.Exagero? Leia a História. Com raríssimas exceções a igreja praticou e ainda pratica a misoginia. A mulher seja submissa ao marido texto preferido dos machista. Em outra ocasião tratarei sobre este assunto.Fico por aqui.
   pense Nisso.
   Prof. José Costa.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...